Como ter mais privacidade online com ferramentas grátis

por em


Há uma máxima que se refere a serviços online que diz que “se um produto é de graça, o produto é você”, se referindo ao fato de que grande parte dos serviços oferecidos gratuitamente na internet se mantém ao explorar os dados dos usuários (seja para objetivos relativamente inócuos, como direcionar propagandas mais assertivas, seja para objetivos mais déspotas, como vigilância em massa). Entretanto, uma frase que costumo dizer, trazendo a discussão para nossa realidade brasileira, é que “privacidade não paga boleto”.

Isso quer dizer que para proteger nossa privacidade online é preciso sempre colocar a mão no bolso?

Não necessariamente.

Felizmente, há algumas ferramentas gratuitas que ajudam a preservar a nossa privacidade online (pelo menos o que resta dela). Seguem algumas recomendações:

E-mail

Se você busca uma solução de e-mail segura, e com opção de criptografia de ponta a ponta, o ProtonMail é uma boa opção. Com interface em português e um plano gratuito, ele pode atender sua necessidade básica de proteção de e-mails (ainda que o e-mail seja uma tecnologia inerentemente insegura). Um ponto interessante é que o ProtonMail tem código aberto e está no GitHub.

Mensagens instantâneas

Apesar de o e-mail ser uma ferramenta antiga e ainda presente em nossas vidas, as mensagens instantâneas vieram para ficar. Permitindo uma conexão mais ágil, e com ferramentas adicionais de chamadas de áudio e vídeo, elas superam o e-mail em nossas comunicações diárias e corriqueiras.

Dentre as opções gratuitas disponíveis está o conhecido WhatsApp (Android - iOS). Ele promete criptografia de ponta a ponta, apesar de ter código fechado (pertence ao Facebook). Sua vantagem é a grande base de usuários: se você quer conversar alguém, a probabilidade de encontrá-la no WhatsApp é grande.

Outra opção gratuita, e essa de código aberto, é o Signal (Android - iOS). Sua vantagem em relação ao WhatsApp é o codigo aberto, o que quer dizer que pode ser auditado por qualquer um que queira. A grande desvantagem é a pequena base de usuários: dificilmente a pessoa que você quer conversar utilize o Signal.

Arquivos/Drive

Uma excelente opção para guardar seus arquivos online gratuitamente e com mais privacidade é o Mega. Compatível com Windows, Mac, Linux, Android e iOS, ele oferece 20GB de espaço gratuito. Ainda, oferece criptografia de ponta a ponta, e tem código aberto disponível no GitHub. Ele é preferível a opções como o Google Drive, Dropbox ou OneDrive justamente porque dentre esses o Mega é o único que oferece criptografia de ponta a ponta por padrão.

O Firefox é um navegador de código aberto e gratuito como qualquer navegador. Ele oferece sincronização dos dados de navegação (histórico, senhas, preferências, etc) com a vantagem de utilizar criptografia de ponta a ponta, ou seja, só você tem acesso a esses dados, e nem a Mozilla consegue ler. Por esse motivo, o Firefox é preferível a outras opções largamente utilizadas como o Google Chrome.

Por enquanto é isso! Espero que tenha gostado das recomendações e, caso queira compartilhar alguma recomendação sua, pedir alguma dica de ferramenta, ou botar o papo em dia, deixe seu comentário!