Como criptografar contatos e calendários de ponta a ponta

Recentemente eu mostrei a forma mais fácil de enviar e-mails criptografados de ponta a ponta, de forma que só você e o destinatário obtivessem acesso ao conteúdo do e-mail.

Hoje eu compartilho com vocês outra ferramenta que ajuda na proteção de seus dados pessoais. É o EteSync.

O EteSync permite a você salvar os seus contatos, calendários/agendas, notas e lembretes/tarefas de forma criptografada de ponta a ponta, e sincronizar esses dados entre seus dispositivos. Isso significa que só você terá acesso aos seus dados, e nem o pessoal da EteSync consegue ler eles. É, de longe, a ferramenta mais madura que encontrei com esse objetivo atualmente no mercado.

Ele é compatível com Android, iOS, bem como qualquer aplicação para computador compatível com os protocolos CalDAV e CardDAV (padrão no mercado). É uma solução de código aberto, o que significa que você pode ver o código, e compilá-lo você mesmo se quiser. Ainda, é possível hospedar o próprio servidor, ou utilizar o serviço pronto deles mesmos mediante o pagamento mensal de 3 dólares. Você pode experimentá-lo gratuitamente por alguns dias, e se utilizar o referral code r_an9Z , ganha mais 14 dias sem cobrança ao se tornar um assinante pago.

Um lado ruim é que, uma vez que os dados só são visíveis no seu dispositivo (e não nos servidores da EteSync), não há suporte para enviar convites de eventos para outras pessoas no calendário. Você terá que fazer isso manualmente via e-mail, por exemplo.